De volta às Minas

De tanto que gosto das Minas Gerais, voltei em tempo recorde incluindo Tiradentes.

A cidade oferece lindos cenários pra imaginação voltar ao passado e no que teria acontecido ali, entre amigos e inimigos, tramas, inconfidências, ideais libertários, mortes e fugas. Além disso, tem a natureza exuberante à sua volta, cortada pelos caminhos da Estrada Real.

Tive o privilégio de estar acompanhada por um amigo europeu, daqueles que observam o mundo com olhos bem abertos. Pra mim, grande parte da graça dessa viagem deveu-se justamente a troca de experiências e impressões entre nós, praticamente desconhecidos, mas com um tênue fio ligando nossos passados distantes.

Conhecemos a cidade, fizemos um pouco do que todo turista faz e nos presentamos com um jantar no Tragaluz, restaurante muito bem recomendado não por acaso. Ambiente singular, comida feita à base de tradição e amor, com truques novidadeiros. Regamos com RioSol,  honesto vinho brasileiro, nada mais oportuno.

Dia seguinte, decidimos trilhar à pé o trecho da Estrada que nos levaria até Santa Cruz de Minas. Em quase 20km, tivemos tempo de sobra pra conversar sobre quase tudo entre o céu e a terra, até chegarmos à cachoeira do Bom Despacho, no alto do morro, nos recebendo com suas águas geladas, escondida pelo verde úmido da mata e cinza escaldante das escarpas. Depois da aventura, matamos nossa fome num farto buffet mineiro, que daria energia até ao mais bravo bandeirante.

Lutando contra a preguiça, logo mais seguimos de carro até Ouro Preto, onde visitamos o  belo e organizado Museu da Inconfidência. Apenas mais um ao meu ilustre europeu, mas uma fortuna pra mim, que vi ali páginas dos meus livros de escola, explicadas, comprovadas e bem guardadas para as próximas gerações.

Terminamos com uma linda vista, que sozinha explicaria a singularidade de Ouro Preto: geralmente, olhamos para baixo, ao longe. Aqui, é comum acharmos a beleza bem perto e acima. Um dia filosofo sobre isso.

 

 

Comments
  1. 712 dias ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>